sexta-feira, 15 de novembro de 2013

-CAJU- CULINÁRIA ÍNDIABRANCANEGRA

Nome da fruta – Caju
Nome científico – Anacardium occidentale L.
Família botânica – Anacardiaceae
Origem – Brasil – regiões costeiras do Norte e Nordeste
Características do cajueiro –O cajueiro é uma árvore do nordeste do Brasil, perto da linha do Equador., nativa da região litorânea. O cajueiro é uma árvore que pode atingir até 10 metros de altura, com copa proporcional ao tamanho, arredondada, chegando a atingir o solo. Tronco tortuoso e ramificado. Folhas róseas quando jovens e verdes posteriormente. Flores pequenas, alvo-rosadas, perfumadas.

Fruto do cajueiro – O caju é um pseudofruto. A parte de coloração amarela, alaranjada ou vermelha,podendo medir de 5 a 10 cm. Essa parte é popularmente conhecida como a fruta do cajú , é formada pelo pedúnculo (“cabinho” do fruto) que se desenvolve e contém a polpa carnosa e suculenta rica em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres.. O verdadeiro fruto é a conhecida “castanha de caju”, pequeno, de coloração marrom acinzentada, em formato de um rim, que pende da extremidade inferior do caule, muito rica em carboidratos e vitamina A .Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores.A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo mundo. O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país.

As folhas do cajueiro são eficazes na cicatrização de feridas ,sua casca é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc. Os indígenas da nação tupi, habitantes do Nordeste do Brasil, já conheciam muito bem o caju e faziam dele um de seus mais completos e importantes alimentos. Deve-se aos indígenas, inclusive, o nome pelo qual é conhecido em português: a palavra “acaiu”, de origem tupi, quer dizer “noz que se reproduz”.Acredita-se que marinheiros espanhóis levaram o cajú para a América Central no no século XVI e os colonos Portuguêses para os seus territórios no Leste da África (Moçambique) e Índia (Goa), a partir do qual o seu cultivo estendeu para a Indonésia e as Filipinas.

Hoje os principais países produtores de castanha de caju são Índia, Moçambique e Brasil.

Bibliografia utilizada:



RECEITAS COM CAJU










ENTRADAS

PATÊ DE CAJU


INGREDIENTES:
10 cajus inteiros
150g de queijo parmeson ralado
2 cebolas médlas picadas
1 pimentão, sem a pele e sem sementes, picado
5 dentes de alho amassados
2 tomates sem peles e sem sementes, picados
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de vinagre
Cheiro verde, sal, colorífico e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
MODO DE FAZER:
Elimine as extremidades dos cajus e corte-os em fatias. Liquidifique, passe por peneira, espremendo muito bem para obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas). Leve ao fogo uma frigideira com óleo e frite a fibra de caju por mais ou menos cinco minutos. Acrescente os outros ingredientes e continue refogando até que todos os temperos estejam bem unificados. Deixe esfriar e utilize.

Fonte: Livro Nova Culinária Nordestina

CANAPÉS DE CASTANHA DE CAJU
INGREDIENTES
1 fatia triangular de pão de fôrma, manteiga ou margarina, ½ castanha, 1 pedacinho de cebola ralada, 1 colher (chá) de óleo, ½ queijinho fundido amassado, pimenta-do-reino.

Preparo
Amasse bem a margarina para torná-la cremosa e passe-a no pão. Misture a cebola ralada com o queijo, óleo e pimenta. Coloque essa mistura na bisnaga de confeiteiro e faça um cordão ao redor da fatia de pão. No centro coloque uma castanha.


PASTÉIS DE FORNO DE CAJU
INGREDIENTES
PARA A MASSA: 50g de queijo Parmeson ralado 1 ovo inteiro 3 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (.sopa) de gordura hidrogenada Farinha de trigro o quanto baste (mais ou menos 1 xícara de chá) PARA O RECHEIO: 1 xícara (chá) de carne básica de caju 2 colheres (.sopa) de requeijão 2 colheres (sopa) de azeitonas picadinhas 1/2 xícara de castanhas de caju lorradas e Picadas 1 gema Tirinhas de azeitonas verdes para decorar Queijo parmeson para polvilhar

Preparo
Em uma tigela coloque os quatro primeiros ingredientes da massa. Misture muito bem e acrescente gradativamente a farinha de trigo até ficar na consistência de soltar das mãos. Reserve. Combine a carne básica de caju com o requeijão e as azeitonas. Abra a massa formando pequenos pastéis, recheie com o creme de caju e um pedacinho de castanha. Quando todos os pastéis estiverem prontos, pincele com a gema mistura-da com um pouquinho de manteiga derretida. Decore cada um com uma tira de azeitona e polvilhe com o queijo. Asse em forno pré-aqueci-cio em assadeira untada e polvilhada com trigo.
Fonte: CIONE


OMELETE DE CAJU

INGREDIENTES
4 ovos
1 colher (sopa) de Maizena
1 xícara de carne básica de caju
manteiga ou margarina para untar a frigideira
Preparo
Bata as claras em neve firme e acrescente as gemas uma a uma. Sempre batendo, junte a Maizena e deixe misturar bem. Unte uma frigideira grande com manteiga ou margarina e leve ao fogo para aquecer. Coloque dois terços dos ovos dentro da frigideira e espere alguns minutos até que fiquem firmes. Distribua por cima a carne básica de caju, cobrindo com o restante dos ovos. Vire a omelete para um prato e transfira novamente para a frigideira, para que frite do outro lado. Retire do fogo e sirva em seguida.
Fonte: CIONE

PRATOS PRINCIPAIS


FRITADA DE CAJU COM CAMARÃO
INGREDIENTES
200g de carne básica de caju 100g de camarão (tamanho médio) cozido e descascado 4 ovos 2 colheres (sopa) de maizena Pimenta e sal a gosto óleo ou manteiga para untar a frigideira

Preparo
Bata os ovos (clara e gema juntas). Sempre batendo, junte a maizena e deixe misturar bem. Coloque a carne de caju, o camarão, sal e pimenta a gosto, misture novamente. Unte uma frigideira com manteiga ou óleo e leve ao fogo para aquecer. Coloque a mistura na frigideira e deixe fritar. Retire do fogo e sirva em seguida. Fonte:CIONE


MOQUECA DE CAJU
INGREDIENTES
10 cajus inteiros 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 colheres (sopa) de azeite de dendê Sal, Pimenta-do-reino e vinagre temperado, o .suficiente 2 cebolas cortadas em cubos 4 dentes de alho amassados 1 Pimentão sem Pele e sem sementes cortado 2 tomates grandes sem Peles e sem sementes cortados em cubos 1 tablete de caldo de carne Colorífco e cheiro verde a gosto 1 folha de louro 1 xícara de leite de côco 1 lata de creme de leite

Preparo
Corte os cajus em cubos (desprezando as extremidades). Tempere com sal, pimenta-do-reino c vinagre temperado, deixando tomar gosto por mais ou menos cinco horas. Refogue no azeite de oliva, a cebola, o pimentão e o alho amassado. Acrescente o tomate e deixe o refogado adensar. Junte o tablete de caldo de carne, a folha de louro, 1 colher (chá) de colorífero e continue refogando. Acrescente os cubos de caju, o leite de côco, o cheiro verde, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos meia hora. Minutos antes de servir, acres-cente o azeite de dendê e o creme de leite. Deixe fervei- um pouco e sirva com um molho de pimenta a parte Fonte: CIONE

CAJU NA MORANGA

INGREDIENTES
1 kg de cajus cortadas em cubos
1 moranga média de aproximadamente 2Kg
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias batidinhas (picadas)
3 dentes de alho amassados
sal
pimenta-do-reino
limão
3 tomates sem pele e sem semente picados
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 vidro de leite de côco ( 250 ml )
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
400 g de queijo Catupiri


Preparo
Retire uma tampa da moranga; com o auxílio de uma colher, elimine as sementes e passe sal por dentro dela. Recoloque a tampa, embrulhe tudo em papel de alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de uma hora, ou até que esteja macia. Com cuidado desembrulhe e pincele a parte externa da moranga com óleo. Internamente besunte-a completamente com o queijo Catupiri. Tampe e deixe descansar coberta com um pano. Doure a cebola no azeite quente, acrescente o alho e continue refogando. Junte os cajus (de preferência temperados de véspera com sal e pimenta) e continue refogando por mais dez minutos. Acrescente então os tomates, o cheiro verde, e a farinha de trigo dissolvida no leite. Junte o leite de côco, mexa delicadamente e deixe cozinhar até que os cajus fiquem macios. Junte agora o creme de leite e aqueça sem ferver. Retifique o tempero se precisar e despeje este ensopado dentro da moranga. Recoloque a tampa e leve ao forno quente somente até derreter o queijo.Fonte: CIONE


TORTA DE FRANGO COM CASTANHA DE CAJU
INGREDIENTES:
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de manteiga
Farinha de trigo para polvilhar
Manteiga para untar
1 ovo para pincelar
Recheio
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de caldo de galinha
1 frango pequeno, cozido e desfiado
100 g de presunto picado
Sal e pimenta-do-reino
Suco de 1/2 limão
100 g de castanha de caju picada
Modo de preparo:
Massa
A massa deve ser preparada um dia antes. Coloque a farinha em uma tigela e faça uma cavidade, coloque o sal e metade da manteiga cortada em pedaços e misture. Derreta o restante da manteiga adcicionando aos poucos. Coloque também 4 colheres de sopa de água. Trabalhe a massa rapidamente, faça uma bola com ela e deixe de um dia para o outro na geladeira.
Recheio
Aqueça a manteiga e a cebola em uma panela e deixe dourar um pouco. Avresecente  a farinha e o caldo mexendo bem. Quando levantar fervura, coloque o frango e o presunto. Tempere com sal, suco de limão e pimenta-do-reino. Cozinhe por alguns minutos e coloque a castanha de caju. Retire do fogo e deixe esfriar.
Montagem
A massa deve ser dividida em duas partes. Abra a massa bem fina em um superfície lisa e polvilhada com farinha. Utilize a massa para forra o fundo e as laterais da fôrma untada. Espalhe o recheio e cubra a torta com a outra parte da massa (deixa um poco de massa para decorar) apertando bem as bordas para fechar. Decore com pedaços de massa como preferir.
Preaqueça o forno em 200° C. Pincele a torta com ovo. Leve ao forno quente e deixe assar por 30 minutos. Pode ser servida quente ou fria.
Fonte: receitas.com

CAJU AO MOLHO BRANCO

INGREDIENTES
10 cajus cortados em tiras e temperados de véspera com sal, pimenta e vinagre
1 cebola picada
1 pimentão sem pele e sem, sementes picado
3 dentes de alho amassados
2 colheres (.sopa) de azeite
2 copos de molho branco


Preparo
Aqueça o azeite e frite os cajus cortados em tiras até que fiquem ligeiramente dourados. Acrescente a cebola, o pimentão e o alho, continuando a refogar por mais ou menos cinco minutos. Junte o molho branco, tampe a panela e deixe ferver por dez minutos aproximadamen-te. Transfira para um prato de serviço e sirva quente.


Preparo do molho branco

Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de leite morno
1 folha de Iouro
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de leite de côco
sal a gosto


Modo de fazer
Junte o leite, o leite de côco, a folha de louro e o sal e leve ao fogo até ferver. Aqueça a manteiga e doure a farinha de trigo. Vá acrescentan-do o leite morno e mexendo rapidamente para não empelotar. Deixe o creme esfriar um pouco e junte o creme de leite. Empregue conforme a receita.
Fonte Cione


PRATOS INTERNACIONAIS
ARROZ INDIANO
Ingredientes
1 kg de caju cortados em cubos 4 dentes de alho 1 cebola grande picadinha Sal e pimenta a gosto 3 colheres (sopa) de óleo 3 xícaras de caldo de frango 2 maçãs ácidas (verdes) cortadas em cubos 1 colher (sobremesa) de curry 3/4 de xícara de leite de côco Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos duas colheres de sopa)

Preparo
De véspera, tempere os cajus com sal e pimenta, tampe a vasilha e deixe na geladeira. No dia seguinte, aqueça o óleo numa frigideira grande e frite os cubos de caju sem deixar criar água. Acrescente o alho, a cebola picada e continue fritando. Junte o caldo de frango e deixe ferver por mais dez minutos. A parte, coloque em uma tigela o curry, o leite de côco e a farinha de trigo, mexendo bem. Acrescente aos cajus e mexa delicadamente até a mistura encorpar. Junte as maçãs, ferva por mais cinco minutos e sirva em seguida. Fonte: CIONE

ESPAGUETE DE CHUCHU AO MOLHO PESTO COM CASTANHAS DE CAJU



Ingredientes:
2 chuchus (de preferência orgânicos)
1 ou 2 colheres de sopa de óleo de côco
1 ou 2 colheres de sopa de molho pesto
1 mão cheia de castanhas de caju
Sal marinho a gosto
Modo de Fazer:
Descasque os chuchus, corte ao meio e retire aquela parte branca central;
Corte em pedaços o mais cilíndricos possível;
Passe os chuchus no espiralizador; (*1)
Misture o molho pesto (*2) com um pouco do óleo de côco;
Passe essa mistura no chuchu;
Acrescente parte da castanha de caju ralada bem fininha à mistura;
Arrume o chuchu (espiralizado) em um prato;
Enfeite o prato com castanhas de caju inteiras.


Para aqueles com paladar mais conservador:
Ferva o chuchu espiralizado antes de misturá-lo ao pesto e às castanhas. Ou se preferir, corte os chuchus em cubinhos e, dê-lhes um rápido cozimento, bem no estilo al dente.
Cozinhar o chuchu demais, elimina todos os seus maravilhosos benefícios.
*. O principal ingrediente do Molho Pesto de origem italiana é o manjericão. Você pode comprar pronto ou fazer o seu. Se quiser fazer o seu próprio molho pesto, passe em um processador um maço de manjericão, 50 g de amêndoas, 2 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho, suco de ½ limão e, sal marinho a gosto. Se estiver muito grosso, dilua com um pouco de água quente.


CARNE DE PORCO COM CASTANHAS
ingredientes:

800g de lombo de porco;
• 500g de castanhas;
• 1 Colher de sopa de massa de pimentão;
• 3 Dentes de alho;
• 1 Folha de louro;
• 2,5dl de vinho de mesa branco;
• 5 Colheres de sopa de azeite;
• Sal q.b.;
• Pimenta branca moída q.b.;
• Batatas.

SOBREMESAS

MOUSSE DE CAJU

100 gramas de castanha de caju
1 e ½ lata de suco concentrado de caju
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado


Bata no liquidificador o leite condensado, o suco de caju, o creme de leite e o caju até obter um creme homogêneo. Despeje a mousse em taças individuais e leve à geladeira. Sirva bem gelada. Polvilhe castanha picada sobre o mousse na horas de servir.


MOUSSE DE CAJU ESPECIAL

200 gramas de polpa de caju congelada
1 e ½ de (chá) de creme de leite fresco
Pó de chocolate e ramos de hortelã para decorar
4 fatias de bolo de chocolate pronto
2/3 de de (chá) de água
¾ de de (chá) de açúcar


Coloque a polpa, a água e pouco mais da metade do açúcar numa panela pequena e deixe ferver até engrossar. Resfrie a calda num banho-maria de gelo. Bata o creme de leite em chantilly acrescentando aos poucos o restante do açúcar. Misture 2 colheradas de creme à calda e incorpore o restante cuidadosamente,fazendo movimentos de baixo para cima. Corte as fatias de bolo com aros de 12 cm de diâmetro e arranje-as no fundo de 4 aros. Preencha os aros com a mousse e leve ao freezer por 30 minutos ou até que fique firme (sem congelar). Retire os aros e decore com pó de chocolate e ramos de hortelã.

Rendimento: 4 porções

RECEITA DE MUSSE DE CAJU CROCANTE

Tempo de preparo:
30 minutos
Ingredientes
01 lata de leite condensado
    01 lata de creme de leite
    01 xícara (chá) de suco de caju concentrado
    01 envelope de gelatina em pó incolor
    200 g de castanha de caju sem sal picada

Uma sobremesa deliciosa que tem a cara do verão brasileiro!
Modo de preparo da receita:
No liquidificador bata o leite condensado, o creme de leite, o suco de caju e a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem. Misture a castanha de caju, coloque a mousse em um refratário ou em taças individuais e leve-as para gelar. Na hora de servir decore com a castanha de caju picada. Dica quente: Se você neo encontrar castanha de caju sem sal, use a castanha doce.
Fonte: Revista Ana Maria


BOLO DE CAJU

Prepare esta deliciosa receita de bolo de caju e sirva com suco de erva cidreira bem gelada.
Ingredientes:
-½ xícara (chá) de margarina
-3 gemas
-2 xícaras (chá)de açúcar
-2 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
-1 colher (chá) de fermento
-1 ½ xícara (chá) de suco de caju concentrado
-3 claras em neve
Preparo:
Bata a margarina com as gemas e o açúcar até obter um creme. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo peneirado com o fermento alternando com o suco de caju. Por último às claras em neve. Coloque a massa em fôrma untada e com furo central. Asse em forno moderado. Calda: Misture o açúcar com o suco de caju e leve ao fogo até engrossar um pouco. Desinforme o bolo e jogue a calda morna no bolo, salpique açúcar de confeiteiro. Suco de capim cidreira: Bata no liquidificador suco de limão, capim cidreira, água, gelo e açúcar a gosto.


GELÉIA DE CAJU
Geléia de caju é um produto obtido da fervura do pedúnculo, extraindo-se o suco, filtrando-o e adicionando-se quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido até alcançar o grau brix suficiente, para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.
Descrição das Operações

Desintegração
Consiste na passagem dos pedúnculos por um triturador industrial, onde é dilacerado sem o corte transversal de suas fibras.
Cozimento
Esta etapa tem por objetivo facilitar a extração do suco, extrair pectina e inativar enzimas. São utilizados tachos de inox abertos, a uma temperatura branda por meio de vapor.
Fonte:Cione


ROCAMBOLE A JATO
Ingredientes
Massa
6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Solúvel Nestlé
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Recheio
1 lata de Leite Moça
1 pacote de coco seco ralado (100 g)
1 xícara (chá) de leite quente
100 g de castanha de caju picada
Como Fazer
Unte com manteiga uma fôrma retangular grande (26 x 38 cm), forre com papel-manteiga e Unte-o bem. Sobre o papel, espalhe o Leite Moça, misturado com o coco umedecido com o leite quente e as castanhas de caju. Reserve. Bata na batedeira as gemas com o açúcar e o Chocolate em Pó Solúvel Nestlé. Desligue e junte a farinha peneirada. Misture levemente as claras batidas em neve .Coloque a massa sobre o recheio e asse em forno quente (200ºC) por cerca de 30 minutos. Desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar e enrole ainda quente. Decore a gosto, depois de frio.

Dicas
- Querendo, substitua o coco seco ralado por 200 g de coco fresco ralado.
- É importante enrolar o rocambole ainda quente, pois a massa está mais maleável.
- O papel-manteiga untado facilita no momento de desenformar o bolo.


Nenhum comentário: